Notícias

TJC na cidade de Feliz: AMATRA IV fará novas ações conjuntas em prol da cidadania

A AMATRA IV recebeu representantes do município de Feliz (RS) em sua sede. A reunião ocorreu a partir de convite da Coordenadora do Programa Trabalho, Justiça e Cidadania (TJC) da Associação, juíza Aline Fagundes

Durante o encontro, realizado em 8/4, foram discutidas ações futuras de aprendizagem e cidadania voltadas aos jovens residentes na cidade do Vale do Caí.

Para falar a respeito dos processos de aprendizagem com os representantes municipais, a AMATRA convidou a Coordenadora do Centro de Educação Profissional do Pão dos Pobres, Simone Quadros, e o educador social André Cintra (do Projeto Pescar Comunidade Jurídico Trabalhista do TRT-RS).

“É extremamente gratificante perceber que a cidade está aberta a esses projetos voltados ao aprendizado”, ressalta a juíza Aline Fagundes. Nesse sentido, a própria prefeitura abraçou a causa e promoverá, em breve, com o apoio da AMATRA, ações do Projeto Pescar – que estimula os jovens a se prepararem para a vida profissional.

Presenças

Pela AMATRA, também participaram da atividade o vice-presidente, juiz Tiago Mallmann Sulzbach, e a integrante da Comissão do TJC, juíza Anita Lübbe.

O vice-prefeito Nélson Martiny, a Secretária da Educação e Cultura, Marcia Fetzer, o Secretário de Desenvolvimento Econômico, Cláudio Vieira, a Coordenadora Pedagógica Sandra München e a Assistente Social Daiane John representaram o município de Feliz no encontro.

Saiba mais

O Programa Trabalho, Justiça e Cidadania (TJC), desenvolvido no Rio Grande do Sul pela AMATRA IV, é uma iniciativa que leva os juízes do Trabalho às escolas para participar de encontros com professores e alunos. O princípio do programa é acreditar que o acesso à informação pode realmente contribuir para o pleno exercício da cidadania.

Os professores e estudantes recebem, portanto, esclarecimentos sobre os temas trabalho infantil, trabalho escravo, contrato de estágio, trabalho do aprendiz, direitos e deveres do trabalhador, trabalho doméstico, segurança no ambiente de trabalho, assédio moral, formas de rompimento do contrato de trabalho e a respeito da estrutura da Justiça do Trabalho, entre outros de relevante discussão no cotidiano.

Compartilhamento