Notícias

AMATRA IV PROMOVE DEBATE ENTRE CANDIDATOS DO TRT-RS

Nesta sexta-feira, 1º de setembro, a AMATRA IV promoveu debate entre os desembargadores candidatos aos cargos de administração do TRT-RS. O evento foi mediado pelo presidente da AMATRA, juiz Rodrigo Trindade, e transmitido ao vivo para todos os associados.
Como debatedores, participaram os magistrados candidatos para os cargos de presidente (João Pedro Silvestrin e Vania Cunha Mattos), vice-presidente (Ricardo Carvalho Fraga), diretor da Escola Judicial (Carmen Gonzalez) e vice-diretor da Escola (Ricardo Martins-Costa).
O evento foi dividido em três blocos, iniciando com saudações e apresentações por parte dos candidatos. Após, cada um respondeu sobre temas previamente selecionados pela AMATRA IV. Ao final, os desembargadores concorrentes apresentaram suas considerações finais. Em comum, todos saudaram a iniciativa da associação e a importância do processo.

 


Para o presidente da AMATRA IV, juiz Rodrigo Trindade, o debate possui grande importância simbólica no momento político nacional. “Vivemos período de desgaste dos processos eleitorais na política tradicional e temos oportunidade de mostrar ser possível haver debate construtivo, de ideias, esterilizado da influência do poder econômico”. O dirigente também ressaltou a progressividade da experiência e o exemplo que o Regional oferece ao resto do país. “Há 30 anos fala-se da democratização do Poder Judiciário. Sabemos que é processo lento e sempre espreitado por forças conservadores. Estamos longe do ideal, mas estamos dando passos importantes”.
No âmbito do TRT-RS, há um processo formalmente denominado Consulta, com participação de todos os magistrados, que votam nos desembargadores pretendentes aos cargos de administração. Para haver proporção entre 1º e 2º graus de jurisdição, cinco votos de juízes de 1º grau equivalem a um de desembargador.


A Consulta ocorre entre os dias 21 e 25 de setembro. Com o resultado firmado pelos votos de toda a magistratura, em 06 de outubro, sessão do Pleno do Tribunal reúne-se para realizar ato previsto na lei para eleição propriamente dita. Nessa oportunidade, há também escolha, apenas pelos desembargadores, dos ocupantes dos cargos de corregedor e vice-corregedor. A posse da nova Administração do TRT-RS para o período 2018-2019 deve ocorrer em 15 de dezembro.

Compartilhamento