Notícias

Nova Direção do Foro Trabalhista de Porto Alegre toma posse

Os juízes do Trabalho Maurício Schmidt Bastos e Valéria Heinicke do Nascimento foram empossados, nesta segunda-feira, como diretor e vice-diretora do Foro Trabalhista de Porto Alegre. A solenidade aconteceu no Auditório Ruy Cirne Lima, na presença de magistrados, servidores, advogados, procuradores e demais convidados. O mandato é de dois anos.

Ao passar o cargo para o novo diretor, a juíza Maria Silvana Rotta Tedesco fez agradecimentos e lembrou alguns fatos de sua gestão. A magistrada destacou as melhorias na infraestrutura dos prédios do Foro, que permitiram melhorar a circulação de veículos e de pessoas. “Diariamente, cerca de 5 mil usuários frequentam o Foro da Capital”, informou Maria Silvana. A juíza também mencionou a instalação do Protocolo Expresso no Shopping Praia de Belas e a criação da Central de Atendimento. Por fim, anunciou o início de projetos que vêm sendo desejados pelos usuários há algum tempo: o isolamento acústico das salas de audiência do Prédio 1 (voltado para a Avenida Praia de Belas) e a melhoria da climatização das unidades judiciárias e dos saguões.

Em seu pronunciamento como novo diretor do Foro, o juiz Maurício Bastos recordou que há dois anos, quando assumiu a vice-direção ao lado da então diretora Maria Silvana, o momento era de expectativa em relação à chegada do processo eletrônico. Hoje, segundo o juiz, o sistema já é realidade em Porto Alegre, com mais de 10.300 processos ajuizados e centenas de audiências realizadas desde a implantação da ferramenta, em 23 de setembro. O magistrado também destacou a atuação da Central de Atendimento do Foro Trabalhista. De acordo com ele, a unidade vem cumprindo a missão de concentrar o atendimento às partes, esclarecendo ali mesmo praticamente todas as dúvidas. “Se não for o último, a Central é o penúltimo lugar onde o usuário precisa ir. Ele sai dali ou com a dúvida resolvida, ou sabendo onde buscar esclarecimento”, explicou o juiz, informando que a unidade – formada basicamente pela equipe da extinta Distribuição – vem realizando cerca de 400 atendimentos por dia, sob a direção da servidora Adriana Rizzoli.

O juiz Maurício Bastos citou o aperfeiçoamento do PJe-JT como um dos desafios nos próximos dois anos, bem como a adoção de medidas na fase de execução para aumentar a efetividade das decisões judiciais da Capital. “Vamos tratar sobre essas medidas com a Administração do Tribunal”, informou o juiz. Por fim, o magistrado afirmou que o diálogo também será uma dos marcos desta Direção: “pretendemos manter o diálogo com os diversos operadores do Direito do Trabalho. Estaremos atentos à opinião dos colegas e usuários do Foro para atender às necessidades ou propor soluções para os problemas, que, afinal, são coletivos”, concluiu.

A presidente do TRT da 4ª Região, desembargadora Cleusa Regina Halfen, afirmou que a Direção do Foro é uma espécie de “extensão” do Tribunal, atuando na fiscalização do funcionamento da infraestrutura e da excelência dos serviços, assim como na adoção de medidas que visem à modernização e adaptação aos novos tempos. A magistrada elogiou o trabalho da juíza Maria Silvana, salientou a capacidade dos novos diretores, e desejou-lhes sucesso no novo desafio. “Contarei com a permanente colaboração da Direção do Foro Trabalhista da Capital e me coloco à disposição para cooperar com tudo o que for possível”, disse a desembargadora.

O juiz Mauricio Schmidt Bastos é titular da 2ª Vara do Trabalho de Porto Alegre e foi vice-diretor do Foro na gestão anterior. Já exerceu a direção do Foro Trabalhista de Novo Hamburgo. A juíza Valeria Heinicke do Nascimento é titular da 25ª VT da Capital. Atua em Porto Alegre desde 2009 e já foi diretora do Foro Trabalhista de São Leopoldo. Ambos ingressaram na magistratura do Trabalho em 1993.

Acesse o álbum com as fotos da solenidade de posse Direção do Foro Trabalhista de Porto Alegre.

Fonte: Secom/TRT4. Foto: Inácio do Canto

Compartilhamento