Notícias

Nesta sexta-feira, 12, a Diretoria da AMATRA promoveu homenagem à Ministra Maria Helena Mallmann

Nesta sexta-feira, 12, a Diretoria da AMATRA promoveu homenagem à Ministra Maria Helena Mallmann, integrante do TST, momento social que reuniu diversas autoridades em sua sede.

A atividade também foi alusiva ao encerramento do III Encontro Nacional de Memória do Poder Judiciário (ENAM), realizado em Porto Alegre.

Na oportunidade, as autoridades  foram recepcionadas pelo presidente da Associação, juiz Márcio Lima do Amaral. Entre os participantes, estiveram os presidentes dos cinco tribunais sediados no Estado, que formaram o consórcio organizador do ENAM: desembargadores Iris Helena Medeiros Nogueira (TJ/RS), Francisco Rossal de Araújo (TRT4), Ricardo Teixeira do Valle Pereira (TRF4), Francisco José Moesch (TRE/RS) e Amilcar Fagundes Freitas Macedo (TJM/RS).

Ainda marcaram presença no almoço, os Conselheiros do CNJ, desembargadora do TRF4 Salise Monteiro Sanchotene, também presidente da Comissão Permanente de Gestão Documental e de Memória do Poder Judiciário, e o Juiz do Trabalho Giovanni Olsson, entre outros. 

Durante a reunião, a Ministra Maria Helena recebeu da AMATRA IV o título de associada emérita da entidade. Nesse sentido, o presidente Márcio entregou à magistrada uma placa que destaca sua brilhante trajetória na justiça brasileira, em especial na Justiça do Trabalho.

Ao fazer a entrega, o dirigente mencionou, além dos cargos associativos e institucionais da ministra, a sua constante disposição ao diálogo franco e à troca de ideias, o seu respeito ao movimento associativo e à Justiça do Trabalho. 

Ao receber a distinção, Maria Helena recordou sua história na magistratura e na vida associativa, pontuando ainda a simbologia afetiva da homenagem feita na data. Além disso, frisou a importância do espaço associativo para o fundamental debate sobre os assuntos ligados ao Direito do Trabalho e à Justiça do Trabalho. 

Saiba mais
A magistrada Maria Helena Mallmann foi presidente da AMATRA (1992/1994), da Anamatra (1995/1997) e do TRT-RS (2011/2013). 
Em dezembro de 2014, tomou posse como Ministra do TST. 
Desde março deste ano exerce, no CNJ, o cargo de Ouvidora Nacional da Mulher.

Compartilhamento