TJC promove atividade em escola de São Sebastião do Caí

O Programa Trabalho, Justiça e Cidadania (TJC) promoveu o primeiro de uma série de quatro encontros com as crianças do 3º ano do Ensino Fundamental da Escola Alencastro Guimarães, de São Sebastião do Caí. No Rio Grande do Sul, o projeto é executado pela AMATRA IV e conta com a parceria do TRT-RS e de diversas entidades da sociedade civil.

A atividade na Escola Alencastro Guimarães, realizada em 25/5, recebeu o apoio do Comando da Aeronáutica Ala 3. Para tanto, a unidade destacou o 2º tenente Costa, piloto do 5º Esquadrão de Transporte, para visitar a instituição e dialogar com os alunos sobre a carreira e o sonho de ser piloto. Ao final do encontro, as crianças tiraram fotos com o capacete e o macacão utilizados pelos pilotos da Esquadrilha da Fumaça.
"O TJC tem como objetivo principal auxiliar na construção da cidadania. O intuito da visita era plantar no coração dos alunos a sementinha de uma profissão de sucesso. É importante acreditar nos seus sonhos e confiar no seu potencial", comentou a juíza Aline Veiga Borges, então gestora do programa. Ao agradecer pelo evento, a diretora da Escola, professora Graciane Minossi Martins, se emocionou: "Tenho certeza de que este dia jamais será esquecido pelas crianças".

A partir de 15 de junho, a Comissão do TJC da AMATRA IV passou a ser coordenada pela juíza Aline Fagundes. Uma de suas metas é a de ampliar a atividade, inclusive para as cidades do interior do Estado. A Comissão também é integrada pelas magistradas Anita Lübbe, Cinthia Machado Oliveira, Marina Ribeiro e Sheila Engel.

"Não podemos esquecer que o TJC nasceu aqui no Rio Grande do Sul, das mãos do colega Gustavo Fontoura Vieira. Temos um forte compromisso de honrar essa iniciativa e dar o destaque que ela merece como importante instrumento de transmissão de bons valores e de aproximação do juiz com a sociedade", explica a coordenadora. O trabalho da nova Comissão do TJC também é divulgado por meio do Instagram @tjcamatraiv.

Fonte e fotos: TRT-RS

Conhecimento sobre a Justiça do Trabalho: TJC leva alunos para visitação ao Fórum e à sede do TRT

A visita de 24 alunos do 8º e do 9º ano do Ensino Fundamental, da Escola Estadual Leopolda Barnewitz, de Porto Alegre, foi recebida nas sedes do Fórum Trabalhista da Capital e do Tribunal Regional do Trabalho da 4ª Região (TRT-RS).
A atividade, promovida pelo Programa Trabalho, Justiça e Cidadania (TJC) da AMATRA IV, ocorreu na última terça-feira, 3/10. A ação iniciou com visita ao prédio do Fórum, momento em que os estudantes conheceram diversas Varas do Trabalho e acompanharam audiências. No Tribunal, o grupo foi recebido no Salão Nobre pela presidente do TRT, desembargadora Beatriz Renck. Entre outros aspectos, a magistrada falou aos estudantes sobre o funcionamento da Justiça do Trabalho, graus de jurisdição e a composição do Tribunal. Na sequência, os alunos conheceram a Sala de Sessões do 6º andar, onde ocorrem os julgamentos das Seções Especializadas, e o Plenário da Corte.
Nas visitas, os estudantes também foram acompanhados pelos juízes Márcio Lima do Amaral (diretor-financeiro da AMATRA IV); Aline Veiga Borges (coordenadora do TJC da AMATRA IV), e Rafaela Duarte Costa. Pela escola, participaram as professoras Cristiane Kucharski e Michele Silveira.


(Com informações e foto do TRT-RS)

TJC na Fase: nova etapa da implantação do programa tem início

A AMATRA IV deu mais um passo na implantação do Programa Trabalho, Justiça e Cidadania (TJC) na Fundação de Atendimento Sócio-Educativo (Fase) nesta quarta-feira, 10/4. Na data, a entidade reuniu em sua sede professores da Fundação para que eles tivessem aulas sobre temas ligados aos direitos e deveres dos trabalhadores, entre outros assuntos. As aulas, nas quais diversas dúvidas dos educadores foram esclarecidas, ficaram a cargo dos juízes do Trabalho Rubens Clamer dos Santos Júnior e Inajá Borba (foto). Os próximos encontros acontecerão em 17/4, 24/4 e 15/5, sempre no auditório da Associação, das 9 às 12h.

Leia mais...

TJC na Fase: AMATRA IV promove encontro com jovens da unidade feminina

Nesta segunda-feira, 29/7, a AMATRA IV iniciou a aplicação do Programa Trabalho, Justiça e Cidadania (TJC) na unidade feminina da Fundação de Atendimento Sócio-Educativo (Fase). Na data, o vice-presidente e a diretora da AMATRA, juízes Rubens Clamer dos Santos Júnior e Carolina Gralha Beck, estiveram reunidos com 16 meninas de todo o Rio Grande do Sul que hoje cumprem medida socioeducativa na unidade da Vila Cruzeiro do Sul, em Porto Alegre (foto). 

Como já é habitual neste tipo de encontro promovido pela Associação, os magistrados abordaram, numa linguagem "descomplicada", temas ligados ao universo do Direito do Trabalho. Tímidas no início, as jovens acabaram por identificar nesta visita uma oportunidade de sanar diversas dúvidas. Neste sentido, várias foram as perguntas do grupo sobre assuntos ligados aos tipos de despedida (com e sem justa causa), FGTS, licença-maternidade e carteira do trabalho, entre muitos outros.

Leia mais...

Nova etapa da implantação do TJC na FASE

Em abril e maio, a AMATRA IV dará continuidade ao processo de implantação do Programa Trabalho, Justiça e Cidadania (TJC) na FASE. Neste sentido, a entidade promoverá mais uma rodada de aulas (sobre Direito do Trabalho, entre outros temas) voltadas aos servidores da Fundação. Os encontros serão realizados em quatro datas (em 10/4, 17/4, 24/4 e 15/5) no auditório da Associação, sempre das 9 às 12h.

Facebook

Rua Rafael Saadi, 127 | Bairro Menino Deus | Porto Alegre, RS | CEP: | Tel/Fax: (51) 3231-5759